quarta-feira, 18 de julho de 2012

Uma leprosa envergonhou-me


Pe. Héber de Lima, S. J.

«Era de tardinha na leprosaria de Fontilles, Espanha. Depois de atender os meus leprosos, saí da enfermaria para espairecer um pouco. E rezar o terço. O meu caminho passava diante da capela. Entrei e ajoelhei-me num dos bancos.

Na penumbra do santuário percebi que lá na frente junto ao presbitério havia alguma coisa, alguma figura que se movia pouco.  Os contornos foram-se definindo e, finalmente, não havia dúvida: era uma mulher ajoelhada e com os  braços em cruz.

Aquela cena mexeu comigo, me chamou a atenção e fiquei a olhar aquele espetáculo, sobre o qual todo o céu devia estar debruçado. Os dois braços pareciam terminar em mãos fechadas.

Observando melhor percebi que eram mãos sem dedos! Eram mãos leprosas. E estavam em cruz! Como se a lepra não fosse já uma cruz e a pobre mulher não estivesse já crucificada. De vez em quando, os braços caíam para um breve descanso; depois subiam de novo... 

A mulher estava absorta em oração diante do crucificado, alheia ao que se passava em torno de si.

Lembrei-me aí de Moisés no alto do monte a rezar. Só que o velho patriarca tinha dois homens a segurar-lhe os braços, e aquela mulher estava só, crucificada na sua lepra.

Senti uma vontade enorme de trazer o mundo inteiro para dentro daquele pequeno templo. Especialmente o mundo elegante e vazio, que vende a alma ao conforto e à preocupação com o corpo.

Depois da comoção, comecei a sentir vergonha. Vergonha por mim mesmo e pelo mundo, pelos homens e mulheres do meu tempo. Vergonha por ver que nós, pecadores, não fazemos a penitência de que precisamos...»
                                                                                    
                                                                                      

2 comentários:

Anônimo disse...

espero que isto seja relmente DEUS pos de acordo com conhecimento BIBLICO maria foi apenas uma MULHER que recebel uma dadiva. ABIBLIA relata que para chegar a DEUS só a uma pessoa JESUS CRISTO e ABIBLIA tamben relata que naõ teres outros deuses de ante min sera que sua BIBLIA naõ ten este verciculo ou estaõ querendo ocultar a verdade. que DEUS te abençoe poderosamente.

Alexandre Cavalcanti disse...

Prezado Anônimo...

Você diz que de acordo com o conhecimento BÍBLICO, Maria foi apenas uma mulher que recebeu uma dádiva. Sua consideração realmente fica na dependência de sabermos qual é a profundidade deste conhecimento bíblico, se de fato ele é superficial se imagina que o que Maria recebeu uma simples dádiva (em português correto sempre um nome próprio se escreve com maiúscula). Porém uma dádiva sempre tem um valor maior ou menor. Um presente pode ser desde um pequeno chocolate, até de um reino inteiro, o que varia a honra de quem o recebe. A dádiva que Maria recebeu não é tão pequena, pois Ela foi a única pessoa em toda a história que recebeu a dádiva de ser Mãe de Jesus Cristo, o Filho de Deus. Dizer que é uma simples dádiva denota um conhecimento bíblico capaz de ser melhorado. Como vc. diz JESUS CRISTO é o único caminho, mas Ele, que é Deus, poderia ter vindo à terra diretamente como adulto, como afirmava o hereje Marción em torno do século II, entretanto Ele, como Deus, quis nascer de Maria, tomando um caminho para chegar a nós. Este mesmo caminho Ele nos indica para chegar a Ele, único Mediador entre Deus e os homens, como ensina São Paulo. Existe por tanto um só Deus, em três Pessoas, a Segunda Pessoa se encarnou e é Cristo, esta encarnação se fez possível, por desígnio divino, com o consentimento livre e voluntário de Maria que se tornou assim Mãe de Deus e o melhor elo de ligação entre a humanidade e Jesus Cristo, único caminho e Mediador entre o homem e a Santíssima Trindade. Ontologicamente Maria é uma mulher, partícipe da natureza humana en sua integridade ontogenésica, entretanto, como escolhida como participante do Mistério de Cristo, Ela passou a ser parte integrante da estrutura fundante de nossa salvação, por sua perfeita união com seu Filho Jesus, nosso Salvador.
Que Deus lhe abençõe