sábado, 8 de outubro de 2011

Maravilhosos ícones bordados


A palavra ícone vem do Grego "eikon" e significa imagem. Normalmente são pinturas em superfície de madeira ou em outro material. Poucos conhecem sua existência, mas quem entra na Igreja de São Bento, no centro da cidade de São Paulo (Brasil) há um ícone russo muito precioso da Madona de Kasperovo.

Trata-se do ícone de “Nossa Senhora de Kasperovskaia” que está embutido na primeira coluna à direita de quem entra pela porta principal da Basílica do mosteiro. Originalmente este ícone estava acomodado em um pequeno estojo em formato de pequeno oratório. O ícone foi doado ao Abade Dom Miguel Kruse, por um oficial russo, no início do Século XX em testemunho da gratidão pelos benefícios concedidos pelo abade aos refugiados do comunismo após a Revolução Russa de 1917.

Detalhes do ícone: Trata-se de uma imagem de Nossa Senhora com o Menino Jesus em seus braços. A imagem está envolta num magnífico véu composto de seis mil minúsculas pérolas de tamanhos diferentes e formas irregulares, que cobre a cabeça e o corpo do menino Jesus. Nos resplendores de metal esmaltado que circundam as cabeças de Nossa Senhora e do Menino Jesus, estão incrustados rubis e turquesas. À direita e à esquerda do quadro, no alto, vêem-se as palavras gregas “Mether Theou” – Mãe de Deus. Na parte inferior há uma legenda que identifica o ícone “Kasperovskaia P. B.” –Kasperovskaia quer dizer “da cidade de Kasperovo”, localizada a 10 km da província da Kherson na confluência do rio Danúbio com o mar Negro e P. B. são abreviaturas das palavras Presviataia Bogoroditza que significa “Santíssima Mãe de Deus”.

Conheça outros ícones de Nossa Senhora bordados com contas. A autora da compaginação é albanandy@hotmail.com


















Para baixar o PPS original cique aqui.


Fonte: http://recordar-maria.blogspot.com/2011/08/icones-bordados-de-nossa-senhora-parte.html 

2 comentários:

Lúcia Elaine Bittencourt disse...

Estas imagens de Maria e o Menino Jesus, coroados, representaria Nossa Senhora da Glória???? Ou Maria Auxiliadora??? Sabe me dizer as características de uma e outra????
São todas muito lindas! Admiráveis!!!!

Alexandre Cavalcanti disse...

Lúcia, estes ícones são orientais, portanto não correspondem às invocações que usamos normalmente. A invocação Nossa Senhora da Glória se refere à Assunção, portanto, Nossa Senhora não estaria com o Menino Jesus. Quanto a Nossa Senhora Auxiliadora, é uma invocação ocidenteal do século XVI. Assim, não creio que correspondam a nenhuma dessas invocações. São trabalhos realmente extraordinários, feitos à mão.