sábado, 29 de outubro de 2011

Quem é a mulher que aborta?


Revista Época 01/05/2008 - 14:50 | EDIÇÃO Nº 519
Quem é a mulher que aborta?
Pela primeira vez, uma pesquisa traça o perfil das brasileiras que recorrem ao aborto. O resultado surpreendente pode ajudar o país a repensar sua postura sobre o assunto
JOSÉ ANTONIO LIMA
Ela tem entre 20 e 29 anos, trabalha, é católica, tem um parceiro estável e pelo menos um filho. Esta é a mulher brasileira que faz um aborto. Esse perfil, descoberto por um estudo elaborado pela Universidade de Brasília (UnB) e pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj), destruiu o estereótipo de que abortar é um método usado por adolescentes para interromper uma primeira gravidez fruto de uma relação passageira e inconseqüente.
A pesquisa, financiada pelo Ministério da Saúde, mapeou todos os dados sobre o assunto coletados nos últimos 20 anos no Brasil. Os resultados surpreenderam até mesmo os especialistas no tema. “Todos que trabalham com isso acreditavam que sabiam qual era o perfil dessa mulher”, afirma Debora Diniz, antropóloga, professora da UnB e uma das coordenadoras do estudo Aborto e Saúde Pública.
Compilados a partir de mais de duas mil fontes, os dados mostraram uma realidade absolutamente diferente da usada no debate sobre o tema, seja por quem é contrário à pratica, seja por quem a defende. Os abortos de adolescentes representam menos de 10% do total e, desses, quase 80% são feitos por meninas entre 17 aos 19 anos. A faixa que concentra o maior número de abortos é entre 20 e 29 anos.
Entre essas mulheres, mais de 70% têm um relacionamento considerado estável ou seguro, o que afasta a hipótese de que elas recorrem ao aborto para não viver, sozinhas, o drama de uma gravidez indesejada. A questão principal para a mulher, segundo os pesquisadores da UnB e da Uerj, é lidar com um filho não planejado.
COMENTÁRIO
Esta notícia nos mostra uma realidade muito presente em nossos dias: o egoísmo em que cada vez mais se vai enchafurdando a vida das pessoas os leva a consequências que eles mesmos não esperavam, tornarem-se verdadeiros assassinos.
Nós fomos criados por Deus para servi-lo e glorificá-lo. Quando damos passos fora deste caminho, sempre encontramos o erro e a desgraça. Queira Deus que, à maneira do Filho Pródigo, o mundo resolva voltar à casa paterna.

Nenhum comentário: