sábado, 22 de outubro de 2011

Receita de Crêpe Suzette




O Evangelho de São Mateus, em seu capítulo 04, nos apresenta a cena de Jesus, depois de ter recebido o Batismo no Rio Jordão, ir ao deserto onde passou 40 dias e 40 noites em jejum.
 
Ao final deste tempo apareceu-lhe demônio oferecendo-lhe pão. Porém Jesus lhe responde: “Nem só de pão vive o homem, mas de toda palavra que procede da boca de Deus”.(Dt 6,16).
Nem só de pão, mas também de pão, tanto assim que também na oração por excelência, que é o Pai Nosso, pedimos o «pão nosso de cada dia nos dai hoje». Sendo uma página de teologia e pastoral, não poderia deixar de entrar na exegese desta perícope bíblica, tão discutida entre os teólogos do mundo inteiro e que levou a grandes polêmicas com hereges no passado.
Mas... o tipo de exegese que vamos fazer agora não gera polêmica mas, pelo contrário, união: vamos pôr em prática o ensinamento de Jesus e ver uma maneira interessante de preparar o «pão nosso de cada dia», que necessariamente não é «só pão».
De dedo em riste, já vejo alguém dizendo «não só de pão, mas de toda a Palavra que sai da boca de Deus!». Claro, mas o não só indica que, apesar de não ser o mais importante, tem sua importância. 
E enquanto nosso contestador segue dizendo seus impropérios, vamos conhecer este modo de «preparar» um «pão» bem diferente: uma das receitas mais tradicionais da cozinha francesa.
O Crêpe Suzette, que na verdade é mais propriamente uma maneira de cozinhar os crêpes que consiste em cobri-los com uma manteiga perfumada com sumo e raspa de laranja e um licor da mesma citrina fruta, dobrá-los em quatro, regá-los depois com uma mistura de licores e servi-los em chama.
Diz-se que os crêpes suzette foram pela primeira confeccionados por Auguste Escoffier, em honra do rei Eduardo VII de Inglaterra e que este terá batizado com o nome da jovem vendedora de violetas que dele aproximou.




Clique no vídeo abaixo e acompanhe com nosso Cheff Emanuel, como se prepara esta sobremesa digna dos coroados europeus.



Nenhum comentário: