domingo, 30 de outubro de 2011

HALLOWEEN: a festa da morte

Nós católicos não podemos deixar que nos enganem!
Uma leitora da Costa Rica me pediu que escrevesse alguma coisa sobre o Halloween, a famosa festa das bruxas, que cada vez mais se tenta implantar nos países católicos. Sem tempo para fazer um estudo sobre o tema, encontrei este texto em espanhol, que traduzo aqui para compartilhar com nossos amigos:


Ao antigo costume anglo-saxão de celebrar o dia de Todos os Santos, pouco a pouco se foi roubando seu sentido religioso para celebrar em seu lugar a noite do terror, das bruxas e dos fantasmas. Haloween, pois, marca um triste retorno ao antigo paganismo, tendência que lamentavelmente se tem propagado também nos países de maioria católica.



Os antigos sacerdotes druidas, adoradores de carvalhos, criam que a alma imortal se introduzia em outra pessoa ao morrer, e que no dia 31 de outubro voltava a seu antigo «lar» para pedir comida com a ameaça de amaldiçoa-los se o negassem.
À esta crença pagã e contra a razão se acrescentou outra de caráter satanista: a adoração de um falso deus, o «senhor da morte», ou «Samagin», a quem neste mesmo dia invocavam para consultar sobre o futuro, saúde, prosperidade, morte, entre outros.
Não é uma coincidência inocente, pois, que o dia 31 de outubro seja o dia escolhido pelas seitas ocultistas do mundo inteiro para dar honra a satanás e para pedir a ela a queda do Bem, da Igreja e a destruição das famílias. Sem dúvida, não é um dia de celebração inofensiva!
Bruxas, vassouras de palha, morcegos, corujas, esqueletos, morte e monstros, crianças disfarçadas de demônios ou fantasmas sem à rua quanto já está escuro, a repetir o que faziam os druidas: pedir comida, somente que agora pedem guloseimas em vez de maldições, ameaçam com travessuras. É dia de adivinhação, casas mal assombradas, velas vermelhas e pretas acesas e invocação dos maus espíritos. É assunto para ser tomado a sério, pois o próprio maligno é adorado de muitas formas neste dia.
Por exemplo, uma antiga lenda irlandesa narra que a abóbora iluminada seria a cara de um tal Jack O'Lantern que, na noite de Todos os Santos, convidou ao demônio a beber em sua casa, fingindo-se de bom cristão. Como era um homem dissoluto, acabou no inferno, conta a lenda.
Todas estas crenças e costumes pagãos, postas em moda em nossos países pela propaganda invasiva e negociantes desprovidos de escrúpulos, desvirtuam em grande parte o verdadeiro sentido da Festa de Todos os Santos e a comemoração dos Fiéis Defuntos, misturando-as com elementos de superstição, como são a bruxaria, os fantasmas e coisas similares.
Essa «salada» de crênças falsas ou mesmo diabólicas, prepara as mentes inocentes e infantis (e não deixa de corromper alguns adultos também), junto com os Harry Potters e outras obras de literatura, do cinema e da televisão, para animá-los a aventurar-se no mundo obscuro da magia, da feitiçaria e da maldição.
Bem entendido, conforme a doutrina católica, a recordação dos defuntos e a atenção à morte centram-se no dia 2 de novembro, o dia seguinte à celebração dos santos e de sua entrada gloriosa nos céus. A alegria do paraíso que espera à comunidade fiel, uma família de «santos» como a entendia São Paulo.
Em alguns países de herança hispânica existe a tradição de ir de porta em porta tocando, cantando e pedindo dinheiro para «as almas do purgatório». Hoje em dia, ainda que menos que antanho, se continua visitando os cemitérios, se arrumam as sepulturas com flores, se recorda aos familiares falecidos e se reza por eles. Nas casas se falava da família, de todos os vivos e dos que haviam passado à outra vida e se consumiam doces especiais, que se guardavam para a ocasião, como na Espanha os «buñelos de viento» ou os «ossos de santos».
Sem embargo, para os fiéis, a festa de todos os Santos a qual tem verdadeiramente relevância e reflete a fé no futuro daqueles que esperam e vivem segundo o Evangelho pregado por Jesus. O respeito aos restos mortais dos que morreram fiéis à fé e sua recordação, inscreve-se na veneração daqueles e daquelas que durante sua vida foram «templos do Espírito Santo».
Em sua mensagem para a Quaresma deste ano, o Papa Bento XVI assegurou que «o demônio atua e não se cansa» neste «mundo tenebroso», e remarcou que as práticas tradicionais do jejum, da esmola e da oração, ão verdadeiras expressões do compromisso de conversão.
Com valor e sentido cristão, nós católicos podemos dar a estas datas, o significado que têm no âmbito de nossa fé.
Ex-satanistas que voltaram à fé católica dizem que no dia de Halloween os poderes satânicos, ocultos e de bruxaria estão em seu nível de potência mais alto. Afirmam que qualquer bruxo ou ocultista que tiveram dificuldade em algum feitiço ou maldição, normalmente buscam alcançar êxito no dia 31 de outubro, porque o demônio e seus poderes estão em seu ponto mais forte nesta noite. Por isso, convido-te a dobrar os joelhos e cobrir com o Sangue Preciosíssimo de Nosso Senhor Jesus Cristo, a ti e à tua família, para que nenhum mal te prejudique neste dia 31 de outubro.


Católicos: Sigamos a Cristo, nosso Senhor e Salvador e não nos deixemos enganar com as atrações mentirosas de seus inimigos.
Fotos: Internet

Nenhum comentário: