terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

Inverno das Quatro Estações de Vivaldi


Antonio Vivaldi foi um compositor barroco, sacerdote e grande violinista. Teve seu nascimento e criação na República de Veneza (Itália). Vivaldi compôs mais de 500 concertos instrumentais, obras sacras para coral e mais de 40 óperas. 
As Quatro Estações (Le quattro Stagioni) é um conjunto de quatro concertos para violino composto por ele em 1723. Esta é sua obra mais conhecida e está entre as peças mais populares da música barroca.
A textura de cada concerto é variada, cada um se assemelha a sua respectiva época. Por exemplo, “Winter” (inverno) chama a atenção para a chuva gelada, enquanto “Summer” (verão) evoca uma tempestade em seu movimento final, razão pela qual disse que o movimento é muitas vezes chamado de “Storm” (tempestade).
Os concertos foram publicados pela primeira vez em 1725 como parte de um conjunto de doze concertos, os quatro primeiros foram denominados “Le quattro Stagioni“, sendo nomeados pelas estações. Cada concerto é composto por três movimentos, um movimento lento entre dois rápidos.
Neste vídeo você poderá escutar a execução de um trecho de «Inverno» das famosas Quatro Estações de Vivaldi. Clique no Link abaixo ou em qualquer das fotos e assista o vídeo.

Texto de Laize Kasmirsk

Nenhum comentário: