sexta-feira, 1 de junho de 2012

Lampião e as provas da existência de Deus

por Alexandre de Hollanda Cavalcanti

Todo brasileiro já ouviu falar das aventuras do famoso cangaceiro Lampião, que nos primeiros anos do século passado tanto temor causou nas populações nordestinas. Nos imaginemos nas caatingas do Nordeste, onde os cangaceiros, chefiados pelo espertíssimo Virgulino Ferreira, faziam suas andanças. Por entre as folhas secas e espinhosas surgem os homens vestidos de couro, com cintas de balas cruzadas sobre o peito, armados de gravinotes e granadeiros, com um par das famosas “peixeiras” à cinta.
No meio das andanças, Lampião pára num velho rancho, onde a dona da casa reza apavorada, pedindo a proteção da Mãe de Deus, contra a violência dos bandidos. E a coronha do fuzil bate com violência à porta...
- Abre logo a porta, Dona Maria, aqui é Lampião!
- Eu nun vô abri não sinhô, eu sozinha e num tenho nada prá mode vocês robá não, viu!
- Nóis num vai robá nada não, só queremo que a sinhorade cumê prá nóis!
- Intão espera de fora, que eu vô aprepará a cumida... minha Virge, Nossa Sinhora, me protege prá esses cabra gostá da cumida e mi deixá em paz!
Após alguns minutos a comida estava pronta e os cangaceiros se alimentavam tranqüilos, quando um deles falou:
- Ôxe, Da. Maria, essa cumida tá insossa (sem sal)!
- Mas pia só que cabra ingrato - gritou Lampião - a véia deu cumida pra nóis e tu ainda recrama do sal? Ô Da. Maria traz um quilo de sal que esse cabra vai ver o que é bom prá tosse!
Assim, o cangaceiro foi obrigado a comer um quilo de sal, sem direito a água por um dia, sob a mira do fuzil de “Meia-noite”, o cabra mais valente da tropa de Lampião.
Imaginemos a situação deste coitado: ele sentia uma sede que nunca tinha visto igual: a sua boca estava seca, a garganta ardia, os lábios estavam completamente rachados, um desejo ardente por um pouco de água...
Essa sede tremenda que o cangaceiro sentia era devido ao excesso de sal e à falta de água em seu corpo, pois dois terços do nosso corpo é feito de água.
Podemos aqui verificar, como Deus, sabendo da necessidade dos homens ingerirem água, colocou em suas laringes, células sensitivas que ressecam e enviam ao cérebro sensação de secura, tão logo o organismo necessite de reposição de líquidos.

Então, Deus colocou no homem um sistema que ensina, com precisão, a hora em que a pessoa deve ou não beber água. Ninguém precisa calcular a necessidade de água por dia, Deus fez todos os cálculos, colocou-os em nosso cérebro e, quando falta água, sentimos sede, bebemos de novo... é um mecanismo de auto-regulação: faltou, o corpo avisa, a pessoa bebe, tudo volta ao normal.
       Vamos dar outro exemplo: Quando qualquer elemento estranho invade o nosso organismo (germes, vírus, bactérias, etc.) acontece como num país que é invadido: todo o exército de defesa (que são os anticorpos) vão em cima dos inimigos para destroçá-los. Mas, num país não existe somente um Exército, existem também a Marinha e a Aeronáutica, que servem para transportar as tropas para o local de combate.
Da mesma forma, nosso corpo, estes anticorpos que estão guardados em seus reservatórios naturais (Quartéis Generais do organismo), precisam ir rapidamente para o local invadido e combater o inimigo. Assim, basta ter a notícia de uma infecção, o coração começa a bater mais rápido, aumentando a circulação e a velocidade do sangue na superfície da pele, para poder enviar ao local um grande número de leucócitos e bastante fibrina, que é um material que forma uma verdadeira capa sobre os invasores, impedindo que os mesmos tomem conta de todo o organismo. Daí, forma-se o que chamamos uma inflamação. A inflamação é, na verdade, um verdadeiro cerco que o organismo monta para vencer o inimigo.
Aqui nós vemos mais um ponto onde a perfeição de Deus se manifesta na proteção de cada um, como Ele quis colocar nos homens todos esses elementos de defesa, para evitar a destruição de Sua Criação. É interessante observar que, para que isso tudo aconteça, a gente não precisa, sequer, pensar. Isso vai acontecendo automaticamente, porque Deus quis que fosse assim! Tudo foi precisamente planejado pelo Criador antes mesmo de que fosse criada a própria vida sobre o nosso planeta. Mesmo assim, ainda há quem defenda que tudo isso que vemos no mundo aconteceu por acaso! Observando as coisas criadas, se patenteia como Deus já nos preparou para todas as situações que podem ocorrer em nossa vida, como Ele, não tendo passado, nem presente, nem futuro, já previa as necessidades dos homens e já colocou esse sistema para agir nas horas certas.
É possível afirmar, honestamente, que tudo derivou da simples aproximação de moléculas com quatro ou cinco átomos cada uma, sob a ação energética dos raios solares?
É possível demonstrar que essa obra de inteligência sobre-humana é devida à não-inteligência e à idiotia do acaso cego?
Evidentemente, para que haja tal organização é necessário haver Alguém, sumamente inteligente e criador, que tenha executado com magistral perfeição a ordenação de toda a matéria por ele mesmo criada: e este Alguém, evidentemente, é Deus!
Pensar que na base da vida não haja uma organização produtiva adequadamente predisposta, antecipadamente programada, seria delírio de criança, para dizer pouco. Deus nos criou e nos amou de tal maneira que preparou tudo para o bem de cada um de nós. Se Ele assim agiu no campo natural, o que não fará no campo sobrenatural? Basta pensar na Encarnação, na Paixão e na Redenção, para nosso amor por Ele subir até as máximas alturas da santidade!

Nenhum comentário: