sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Aleluia de Handel (Hallelluja Chorus of Messiah - Haendel)



O Messias (Messiah) é um oratório de Georg Friedrich Händel com tempo aproximado de 2h25min. É sua mais famosa criação e está entre as mais populares obras corais da literatura ocidental. É composta por 51 movimentos apesar de o mais conhecido ser o 42º (Hallelujah) de aproximadamente quatro minutos.
Narra a vida de Jesus Cristo desde sua anunciação profética, seu nascimento, vida, morte e ascensão ao céu.
Em 1741, Haendel recebeu um convite de Lord Lieutenant da Irlanda para ajudar a levantar dinheiro para três instituições de caridade de Dublin através de apresentações musicais. Embora doente nessa época, Haendel estava determinado a compor um novo oratório sacro para a ocasião, e pediu a Charles Jennens, seu libretista em Saul e Israel in Egypt, um tema apropriado. Jennens respondeu com uma série de versículos do Velho e do Novo Testamentos arranjados num "argumento" em três partes (como ele o descreveu). O resultado foi o mais conhecido e amado oratório de Händel.
O produto acabado, contudo, teve outra receptividade, sendo elogiado em Berlim e depois em Londres, Haendel fez várias revisões subsequentes, incluindo uma versão criada para Thomas Coram's Foudling Hospital em 1754. Ainda um eterno favorito, hoje em dia a maioria dos eventos natalinos inclui apenas a primeira parte e o Aleluia da Parte II.
A Tradição conta que na primeira apresentação do "Messiah" em Londres, o rei da Inglaterra, George II, estava presente. Quando o coral começou a entoar os primeiros cantos do "Hallelujah", o rei, embevecido e impressionado com a portentosidade e a beleza daquela oração, automaticamente levantou-se de sua poltrona.
Quando viram que o rei estava em pé, toda a audiência ergueu-se (segundo o protocolo real, ninguém permanece sentado quando o rei se levanta), daí o costume de toda a platéia permanecer em pé durante a execução da ária mais famosa de todos os oratórios.
Clique abaixo e assista o famoso Aleluia de Händel executado pelo Coro dos Arautos do Evangelho, sob a regência do Mons. João Scognamiglio Clá Dias.

Texto: Wikipedia

Nenhum comentário: