sexta-feira, 2 de março de 2012

Novena da Graça


Para rezar-se de 4 a 12 de março.

É conhecida com o nome de Novena da Graça «por sua grande e comprovada eficácia nas necessidades da vida presente»
(São Pio X).


Origem desta Devoção
Quando estava adornando um altar em Nápoles, para uma festa em homenagem à Imaculada Conceição, em 1613, o Padre Marcelo Mastrilli, jesuíta, recebeu uma forte pancada na têmpora direita, de um martelo de quase um quilo de peso que caiu do alto dos andaimes, destruindo o lado direito do seu rosto. Com o passar dos dias o ferimento infeccionou e ia piorando a cada dia. Quando já contavam com sua morte próxima, recebeu a Unção dos Enfermos mas não pode receber a Sagrada Comunhão porque não podia tomar uma gota sequer de água.
«Enquanto seus irmãos de hábito pensavam como fazer para que ele pudesse receber o Corpo de Cristo, o Padre Mastrilli se levantou de repente, totalmente curado. A ferida havía desaparecido, a cicatriz nem se notava, o Padre se sentia restabelecido de um minuto para o outro.
«Bem cedo celebrou a Santa Missa e deu a comunhão a muitas pessoas que concorreram para ver o milagre de sua cura. Subiu em seguida ao púlpito e com sua própria voz explicou ao povo de Nápoles o segredo: vendo-se ferido e sem esperança de vida, havia feito um voto de honra a São Francisco Xavier de ir ºas Missões nas Índias, se lhe concedesse a saúde.
«Na noite anterior o Santo lhe apareceu animando-o a cumprir seu voto e receber o martírio no Japão, o que de fato aconteceu. O Padre mastrilli prometeu a especial ajuda do santo a quantos o invoquem e também recomendou a todos os fiéis fazerem esta Novena».
Santa Terezinha e a Novena da Graça
Há um fato muito singular de Santa Terezinha do Menino Jesus, que reforça essa opinião geral em favor da Novena da Graça: sua irmã Luísa (Madre Maria do Sagrado Coração) manifestou no processo de beatificação da Santa carmelita o seguinte:
- A caridade lhe fazia desejar o bem depois de sua morte. Este pensamento lhe preocupava. Em 1886 (morreu a Santa em 1897), de 4 a 12 de março fez a Novena a São Francisco Xavier. Ela me disse: «Eu pedi a graça de fazer o bem depois de minha morte, e agora estou segura de haver conseguido, porque por meio desta Novena se obtém tudo aquilo que se solicita».
Oração
Amabilíssimo e amantíssimo Santo: adoro convosco humildemente à Divina Majestade e lhe dou graças pelos singulares dons de graça que vos concedeu em vida e pela glória de que já gozais. Vos suplico com todo o afeto de minha alma, que me consigais por vossa poderosa interecessão, a graça importantíssima de viver e morrer santamente. Vos rogo também que me alcanceis a graça especial que peço nesta Novena (aqui se pedem as graças espirituais e temporais que se desejam). E, se o que peço não convém para a maior glória de Deus e bem de minha alma, quero alcançar o que para isso for mais conveniente. Amém.
Reza-se: Um Pai-nosso, uma Ave Maria e um Gloria ao Pai.
Obs.: Recomenda-se a confissão e comunhão em algum dia da Novena.

Nenhum comentário: