sábado, 10 de setembro de 2011

Expressão vazia do pensamento



Santa Teresinha do Menino Jesus dizia que «sempre se fala mal quando não se tem o que dizer». A falta de reflexão é um dos grandes problemas na sociedade atual, impregnada pelo excesso de informação, pela baixeza de certo tipo de imprensa escrita, falada e sobretudo televisiva, pela escassez de leitura de textos com profundidade e seriedade, capazes de proporcionar a formação de opiniões.
Neste sentido é interessante a história de um certo pai, muito sábio, que levou seu filho a um passeio pelo vale serpeado por um belo riacho e delimitado por brancas montanhas cobertas de neve no inverno, de flores na primavera e de verde relva no verão. Era uma radiosa manhã em que os raios de sol pareciam brincar entre a neblina que persistia em manter-se sobre as flores do vale.
Sentaram-se os dois sobre um banco de madeira que ali havia, ao som do trinar harmonioso dos pássaros que saudavam o «Astro Rei».
O pai perguntou ao filho:
- Além dos pássaros, ouves mais alguma coisa?
Atento às palavras do pai, o filho prestou atenção em qualquer outro ruído que seus ouvidos pudessem captar e percebeu algo diferente:
- Sim pai, respondeu, escuto algo que parece uma carroça, puxada por um cavalo.
O pai esboçou um sorriso e perguntou:
- Mas uma carroça carregada ou vazia?
- Como posso saber, pai? Foi a imediata resposta do jovem que já estava curioso pela pergunta do pai.
Com muita calma o pai afirmou:
- Esta carroça está vazia.
O jovem, intrigado, perguntou ao pai:
- Como o senhor sabe que está vazia, se ainda não é possível divisá-la no meio das brumas?
- Isto é fácil, meu filho – disse o pai com certa solenidade. Quanto mais vazia está a carroça, maior é o barulho que faz.
O jovem cresceu e depois difundiu para todo o mundo aquele singelo ensinamento de seu pai:
Quando vemos uma pessoa falar demais, gritar, tratar o próximo sem o devido respeito, prepotente, interrompendo os outros para falar daquilo que lhe interessa, ou pior, para louvar suas qualidades, verdadeiras ou imaginadas, querendo demonstrar que é dono da verdade... lembremo-nos da voz daquele sábio pai dizendo a seu filho:





- Quanto mais vazia a carroça, maior é o barulho que faz!

Nenhum comentário: