domingo, 4 de setembro de 2011

São Melquisedec


Houve um personagem no Antigo Testamento que foi uma das maiores prefiguras de Nosso Senhor. São Paulo dedica a ele todo o capítulo 7 da Carta aos Hebreus. É o capítulo que antecede a descrição de Nosso Senhor como Sumo Sacerdote e que São Paulo diz que é o ponto central da sua carta. Trata se de Melquisedec, cuja festa é 26 de agosto. Melquisedec quer dizer "Rei de Justiça".

O Sinaxário etíope conta que após o dilúvio, Deus mandou que Noé enviasse seu filho Sem enterrar os ossos de Adão no centro da Terra, ou seja, no Calvário. Revelou lhe que o Salvador ia ser sacrificado ali. Ele levou consigo Melquisedec, que teria 15 anos. Foi guiado por um Anjo. No Calvário, "Melquisedec, feito Sacerdote pegou 12 pedras e sobre elas ofereceu o sacrifício do pão e do vinho descidos do Céu. Os Anjos lhes preparavam a comida e sua veste era de pele com cinturão de couro.

Flávio Josefo conta que Melquisedec, rei de Salém, foi tão justo que, "por consentimento unânime ele tinha sido feito sacrificador do Deus Todo Poderoso". Salém, de que fala a Sagrada Escritura, é abreviatura de Jerusalém, segundo as tradições judaicas e alguns Padres da Igreja.

Quando Abraão voltou de ter derrotado os assírios e libertado Lot, com apenas trezentos e dezoito homens (o exército assírio era comandado por quatro reis e era imenso), Melquisedec ofereceu pão e vinho, abençoou Abraão e bendisse a Deus por ter lhe entregado os inimigos. Abraão deu lhe a décima parte dos despojos: símbolo de homenagem do sacerdócio do Antigo Testamento, na pessoa de Abraão, ao sacerdócio da nova lei e ao Sumo e Eterno Sacerdote, Nosso Senhor Jesus Cristo. Ele abençoou Abraão, o que mostra sua superioridade em relação àquele (como ressalta São Paulo na Carta aos Hebreus).

O Sacerdócio de Cristo, prefigurado por Melquisedec, se diferencia do levítico nos seguintes pontos:

a) Diferentemente da maior parte dos personagens do Antigo Testamento, dele não se menciona de quem é filho. Não é israelita, nem da tribo de Levi, como Nosso Senhor.

b) Os levitas cobram o dízimo dos israelitas, mas pagam a Melquisedec na pessoa de Abraão.

c) Quanto à eficácia, o sacerdócio levítico não conduzia à união com Deus, e o livre acesso a Deus, ao contrário do de Nosso Senhor, prefigurado por Melquisedec.

d) Quanto ao número e duração: muitos eram os levitas que se sucediam. O de Nosso Senhor foi um só, que vive eternamente e efetua um único Sacrifício.

e) Os sacerdotes levíticos eram pecadores, Nosso Senhor se oferece a Si mesmo como Vítima imaculada.

Fonte: ECHEVERRÍA, Lamberto de; LLORCA, Bernardino; BETTES, José Luis Repetto. Año Cristiano, v. VIII, Agosto, pp. 921/7, BAC, Madrid, 2005. A parte final, referente à diferença entre o Sacerdócio de Nosso Senhor e o levítico é de SCHÖKEL, Luís Alonso, Bíblia do Peregrino, Paulus, São Paulo, 2006. Redação do Pe. Luiz Francisco Beccari (sermão de 26/8/2011).

Nenhum comentário: