quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Por que o nome de Rosário?



Explica São Luís Maria Grignion de Montfort, que Santo Alonso Rodriguez, da Companhia de Jesus, rezava o Rosário com tanto fervor, que via-se, com freqüência, a cada Padre-nosso, sair de sua boca uma rosa encarnada, e a cada Ave-Maria, uma branca igual em formosura e perfume e somente distinta na cor.
      As crônicas de São Francisco contam que um jovem religioso tinha o bom costume de rezar todos os dias, antes do jantar, o Rosário da Santíssima Virgem. Um dia, não sei por que casualidade, faltou a ela, e estando servida a ceia rogou a seu superior que lhe permitisse rezá-lo antes de ir à mesa. Com esta permissão retirou-se para sua cela. Mas, como demorasse muito, o superior enviou um religioso a chamá-lo; e este o encontrou iluminado com celestes resplendores e a Santíssima Virgem com dois anjos perto dele. 
     À medida que dizia uma Ave-Maria, uma rosa saía de sua boca e os anjos colhiam as rosas uma após a outra e as colocavam sobre a cabeça da Santíssima Virgem, que lhes manifestava o seu contentamento. Outros dois religiosos enviados para saber a causa do atraso de seus companheiros viram este mistério, e a Santíssima Virgem não desapareceu até que terminou de rezar a coroa.
      O Rosário é, pois, uma grande coroa, e o terço de cinco dezenas, uma grinalda de flores ou pequena coroa de rosas celestes que se coloca sobre a cabeça de Jesus e Maria. A rosa é a rainha das flores: do mesmo modo, o Rosário é a rosa e a primeira das devoções.


Nenhum comentário: